Reforma

Praça Piratinino de Almeida receberá bancos e nova iluminação

Ação integra a contrapartida do município à restauração da caixa d’água feita pelo Iphan e entregue em 2011

Carlos Queiroz -

Por: Juliana Santos

Gabriel Marques trabalha em uma empresa de ônibus com ponto na frente da Praça Piratinino de Almeida, onde costuma passar seu intervalo. Na falta de um banco, ele improvisa o descanso junto à estátua do local. Agora, sua procura diária por um lugar para sentar pode estar chegando ao fim. Uma reunião do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) a ser realizada na próxima semana deve acertar o rumo do próximo processo licitatório para a organização da praça. No documento, o Sanep ofertará 70 bancos de madeira e 50 luminárias. A ação integra a contrapartida do município à restauração da caixa d’água feita pelo Iphan e entregue em 2011.

Em 2015 o poder público abriu, por duas vezes, oferta para colocação de piso, acessibilidade e paisagismo na área - ambas tentativas não atenderam ao processo. Na época, a iluminação havia ficado para uma segunda etapa. Há cinco meses a licitação para o piso finalmente foi concluída e este já se encontra instalado. Nos últimos dias a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) incluiu o espaço no roteiro de jardinagem e roçados das praças e parques da cidade. O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, diz que a colocação de lixeiras ainda está sendo estudada, mas que o objeto - atualmente ausente no local - ainda não deve integrar esta licitação. “Todos os processos são feitos por etapas, necessitamos paciência por parte da população”, pede Garcia.

Segurança do entorno
Mesmo com uma equipe de nove profissionais da limpeza trabalhando na extensão, árvores de porte grande preocupam as pessoas. O guardador de carros Adão Puresa trabalha na praça há 24 anos e relata que vê os assaltantes esconderem-se na vegetação após os roubos. Esta situação também é notada pelo taxista Sandro Barbosa. Para ele, a má iluminação da área acaba dificultando a visão de quem transita no local. “É normal atendermos funcionárias da Santa casa, receosas, pedindo para serem levadas até a parada de ônibus da Floriano”, conta o motorista.

Diversos também são os casos de pedestres que entram em uma clínica em busca de segurança, ao se depararem com assaltantes nas redondezas.

O Comandante da Guarda Municipal, Ladislau Neto, diz que a praça integra o patrulhamento diário feito no centro da cidade. A área também conta com duas câmeras - na esquina com Santa Tecla e em frente ao Shopping Popular. Ao constatar algum fato pelas imagens, o carro mais próximo é acionado. Para ele, esta tecnologia é importante, já que não é possível disponibilizar viatura exclusivamente ao local. Ao ver alguma irregularidade, a população deve acionar a Guarda pelo telefone 153.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Crise prisional nacional é problema do Executivo

Alta velocidade de veículos preocupam moradores próximos ao Campus Capão do Leão Próximo

Alta velocidade de veículos preocupam moradores próximos ao Campus Capão do Leão

Deixe seu comentário